Lar Mãe Maria

   Tudo começou com um sonho…um sonho que hoje é realidade! Vamos ao começo.
O Sonho iniciou-se no ano de 2000, quando a Irmã Narcisa Maria Pasetto, que era então a mestra das noviças, ia com as formadas até o centro de Curitiba, para ter contato com as crianças e adolescentes que viviam pelas ruas e, também, iam semanalmente servir sopa para os moradores de rua, na Praça Tiradentes. Viam que estas crianças passavam todo tipo de necessidade, pediam esmola, cheiravam cola ou faziam uso de drogas. Viam que muitas delas permaneciam nas ruas e praças à mercê de todo tipo de violência. No clamor destas crianças e adolescentes, estava um grande apelo de Deus: construir para elas um Lar, na Região Metropolitana de Curitiba.
Desta forma, motivadas pelo Carisma da Congregação e pelo testemunho deixado pelas Fundadoras Maria e Giustina Schiapparoli, as Irmãs Beneditinas da Divina Providência e um grupo

 de leigos do Santuário Nossa Sra. do Perpétuo Socorro de Curitiba, somaram forças para dar início a esta obra, realizar este projeto de Deus em favor da infância mais sofrida, machucada e abandonada.
Muitas campanhas e promoções foram realizada para a aquisição do imóvel, localizado no Bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais. Era uma chácara abandonada. Uma casa já existente foi reformada para acolher as Irmãs e as primeiras crianças e adolescentes. Assim, no dia 09 de março de 2002, o Lar Mãe Maria teve sua inauguração com uma Celebração Eucarística. Era visível a alegria de todos em poder dar início a esta nova e grande missão.
Nos primeiros anos, as Crianças e Adolescentes viviam na mesma casa com as Irmãs. Todas as atividades eram coordenadas pelas Irmãs e tinham o apoio de muitos voluntários.
Dois anos depois, em 2004, além da ajuda de muitos amigos e colaboradores, o Lar recebeu uma importante parceria da Empresa Cat Log, que motivando outras Empresas, tornaram possível a construção das Casas Lares.
No ano de 2006, com duas casas já construídas, as Crianças e Adolescentes passaram a residir nas casas lares com os casais sociais, que assumiram esta missão de oferecer um acolhimento bem familiar.
Em 2007 o Escritório de Advocacia Gaia Silva Rolim & Associados construiu e fez a doação da terceira Casa Lar.
Em 2008 o Lar passou a ter um novo espaço: o Centro de Atividades, onde Equipe técnica e voluntários passaram a realizar um trabalho ainda melhor. Em 2010, foi inaugurado um Centro Esportivo, e no ano 2012 foram construídas a quarta e quinta casa lar.
Para concluir a parte da estrutura física, em 2015 foi inaugurada uma linda Capela dedicada à Mãe da Divina Providência e em 2018 a Sede administrativa, tendo em anexo a Residência da Comunidade Religiosa.
Toda essa história construída, estes sonhos já realizados é fruto de esforço humano, trabalho, partilha e dedicação de muitas pessoas e, principalmente, da ação da Divina Providência.
O tempo vem confirmando e fortalecendo está linda missão. Irmãs, Casais sociais, Equipe técnica, funcionários, voluntários, Amigos do Lar, de ontem e de hoje, unidos pela mesma causa, comprometidos para que cada criança e adolescente, passando por este Lar, tenham a possibilidade de ver suas vidas transformadas e ter um futuro melhor, com a dignidade de filhos muito amados por Deus. Sendo assim, não temos apenas uma bonita história para recordar, mas temos um grande futuro por construir.

Localização

Avenida dos Bosques, 2300 – Bairro Borda do Campo - CEP: 83.075-180 – São José dos Pinhais – Paraná 
Fone: (41) 3384-4529 / Fax: (41) 3384-4529 / E-mail: larmaemaria@abenp.org.br