Áreas | Educação e Assistência

Nossa Missão: Educar

Como Irmãs Beneditinas da Divina Providência, a nossa paixão por educar  nos move desde 1849! Em diferentes lugares do mundo, inseridas nas diversas realidades locais, atentas às distintas necessidades, empenhamos nossa vida em ACOLHER, ASSISTIR E EDUCAR sucessivas gerações para que sejam protagonistas de um novo tempo. 

No Brasil, de norte a sul, atuamos em diversas escolas que atendem crianças e jovens, que permanecem conosco desde o berçário até o ensino médio.  

Cremos que Educar é uma ação coletiva, uma interação profunda e articulada entre educadores, alunos, família e sociedade, numa troca simultânea de saberes e experiências, onde cada um recebe e proporciona amplas aprendizagens. 

Tal intercâmbio resulta num processo educativo humanizado e profissional, eficiente, onde os conceitos se revestem de sentido e conhecimento; onde os experientes  e os mais jovens se articulam produzindo horizontes inéditos. 

O ambiente escolar é o espaço onde nossas crianças e jovens permanecem por longos anos. Nessa convivência diária, partilhamos além dos saberes essenciais, os valores éticos e cristãos que são a base necessária para que formemos cidadãos do mundo. 

Nós, Irmãs Beneditinas da Divina Providência, comungamos da ideia de Malala Yousafzai quando esta afirma que “um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”. Investimos nossa vida nesta certeza: a educação é a chave que abre o portal da história, criando rotas inéditas. 

O compromisso de toda nossa Comunidade Escolar é oferecer aos nossos alunos um alicerce sólido, capaz de sustentar escolhas éticas e prósperas. Acolhendo, integrando e inovando atuamos na educação católica contemplando cada educando em todas as suas dimensões: afetiva, cognitiva, espiritual e social.

Nós, Irmãs Beneditinas da Divina Providência, somos uma grande Família de Religiosas e Profissionais Leigos que, movidos pela paixão por educar, estamos prontos para testemunharmos nosso amor à infância e à juventude, confiando sempre na Divina Providência. 

Nossos rostos, em nossos Colégios, manifestam os traços predominantes do nosso Carisma, nossa “Genética Fundacional”. Nossos Colégios são chamados a ser “Lugar de Paz”. Um lugar onde todos os que fazem parte da Comunidade Educativa possam encontrar Deus e se n’Ele apoiar e abandonar suas vidas, não obstante as dificuldades e os sofrimentos. 

Nós, Irmãs Beneditinas da Divina Providência, segundo o nosso Carisma, nos empenhamos em dar a vida, com entusiasmo, em nossas Obras Educativas, impregnando-as com o espírito evangélico de liberdade e de caridade, ajudando as nossas crianças, adolescentes e jovens a crescerem na humanidade, no confiante abandono na Divina Providência, tornando-se “providência” para os demais”. Desta forma, a Comunidade Educativa se converte em experiência de comunhão e lugar da graça, onde o Projeto Pedagógico contribui para unir o Divino e o humano;  Evangelho e cultura; fé e vida. Nossa missão é fazer comunhão. 

Nossa Missão: Assistir

A serviço do Reino de Cristo, e atendendo as necessidades mais urgentes da missão, nós, Irmãs Beneditinas da Divina Providência, procuramos viver o Evangelho na simplicidade e na humildade, a exemplo de nossas Fundadoras Maria e Giustina Schiapparoli e de São Bento, no desejo de ser no mundo um prolongamento da Divina Providência.

No espírito das Fundadoras, realizamos nosso apostolado junto à infância, à juventude e aos idosos, especialmente com os pobres ou em situação de risco, segundo as exigências dos tempos e das diversas realidades sociais.

Como instrumentos da Divina Providência, colocamo-nos a serviço dos pequeninos, acolhendo, assistindo e educando, especialmente os desprotegidos e em situação de abandono, procurando manifestar o rosto materno e providente de Deus na Igreja e no mundo.

Exercemos nossa missão de Amor e Acolhimento em diferentes frentes missionárias: Casas lares, centros de educação infantil, escolas, centros de convivência social e fortalecimento de vínculos, instituição de longa permanência para idosos, nas pastorais e nas missões.

Procuramos marcar uma presença misericordiosa e acolhedora junto aos doentes e idosos, assim como também buscamos estar atentas a outras necessidades e apelos da Igreja e da sociedade.  Sendo assim, onde a Caridade exige, as Irmãs Beneditinas da Divina Providência se fazem  presentes.